Loja de Instrumentos Musicais
Dicas para Slide Guitar: quais as afinações e técnicas para quem está começando?

Dicas para Slide Guitar: quais as afinações e técnicas para quem está começando?



Quando você ouve falar de slide guitar, é muito provável que venha à cabeça a imagem de ídolos como Duane Allman, Eric Clapton, Muddy Waters ou até mesmo George Harrison e Jimmy Page. Na nova geração, o principal nome provavelmente seja Derek Trucks. A verdade é que o uso do pequeno tubo de vidro ou metal nas cordas da guitarra ou violão é bem antigo, mais precisamente do início do século passado. A primeira gravação de slide que se tem notícia é de Sylvester Weaver, que, em 1923, registrou as faixas Guitar Blues e Guitar Rag. 


Com o passar dos anos, músicos de diferentes estilos aprimoraram as técnicas e abordagens do slide na guitarra. Para conseguirem sonoridades diferentes e mais conforto ao tocar, muitos guitarristas preferem usar afinações alternativas para tocar slide.


Confira quais são essas afinações:


E (Mi) aberto:


Um dos recursos utilizados por músicos do mundo inteiro, especialmente no blues e no rock é a afinação em E (Mi) aberto, que consiste em deixar o violão ou guitarra soando como se estivesse sendo tocado um acorde de E (Mi) quando todas as cordas forem tocadas soltas. Para isso, é necessário afinar de seguinte forma:


E-B-E-G#-B-E (da corda mais grave para a mais aguda)



G (Sol) aberto:


Gosta de Rolling Stones? Se sim, provavelmente você já ouviu inúmeras canções com a afinação em G (Sol) aberto. Essa é a maneira como Keith Richards mais toca sua guitarra, e também é excelente para quem está começando no slide. Esta afinação é feita da seguinte maneira


D-G-D-G-B-D (da corda mais grave para a mais aguda)



É possível tocar slide na afinação padrão?


Muitos guitarristas, especialmente os que tocam sozinhos em bandas, optam por usar o slide na afinação padrão. Iniciantes que ainda não se sentem confortáveis para experimentar afinações abertas, como E (Mi) e G (Sol), também optam, na maioria das vezes, pela afinação normal. Neste caso, a dica é tocar a nota que você quer usar com o slide exatamente em cima do traste, e não sobre a casa, como estamos acostumados a tocar sem o slide. Isso é importante para obter a precisão e evitar que seus solos de slide soem desafinados. 


O início no slide pode parecer complicado, mas com dedicação é possível obter resultados relativamente rápidos. Vale lembrar que não há um modelo de guitarra ou violão que seja certo ou errado para o slide, mas os violões resonator são os favoritos por muitos músicos. Outra dica é buscar um professor, especialmente para os primeiros passos no slide. Depois, é só diversão e bons sons.




Clique para Ligar
Fale por WhatsApp