Loja de Instrumentos Musicais
Impulse Response: o que é e como funciona?

Impulse Response: o que é e como funciona?

Nos últimos anos, você deve ter ouvido falar muito sobre Impulse Response, não é mesmo?


Mas ainda existe muita confusão sobre o assunto.


Também chamados de IR, os Impulse Response são fruto de uma tecnologia que permite emular com fidelidade o som de determinados falantes ou gabinetes, com maior dinâmica e melhor resposta.



Imagine que você quer ter em sua pedaleira ou sistema de gravação (DAW) o som de um falante Celestion Alnico Blue e na música seguinte, usar uma caixa 1x12 com Jensen.


Pois agora, isso é possível.


Em linhas gerais e de mais fácil compreensão, os Impulse Response são pequenos arquivos que podem ser jogados para dentro da pedaleira para obter um padrão alto de qualidade na emulação do som dos falantes.


Como resultado, o timbre fica melhor, mais próximo daqueles sons clássicos obtidos por amplificadores valvulados e gabinetes caros e raros, em muitos casos.


Provavelmente, você já deva ter ficado com o queixo caído para alguns timbres que ouviu em gravações modernas e descobriu terem sido gravados de forma digital, certo?


Tenho quase certeza de que essas gravações usaram do recurso de impulse response para obter timbres de alto padrão.


De uns tempos para cá, equipamentos como Kemper e Fractal ganharam fama mundial por permitirem esses timbres muito próximos dos originais através de equipamentos totalmente digitais. 


Entretanto, o alto preço inviabiliza que tais equipamentos cheguem à maioria das pessoas.


A Mooer, recentemente, trouxe para uma perspectiva mais “vida real” em termos de preços a possibilidade de ter acesso à tecnologia de Impulse Response.


Pedaleiras como a Mooer GE200 e GE150 oferecem uma gama de timbres fantásticos a valores inferiores a 2500 reais.


Nessas duas pedaleiras, ainda é possível obter dezenas de simulações de amplificadores - Marshall, VOX, Fender, Two Rock, Orange e muito mais.


Sem falar, obviamente, nos efeitos, como delay, reverb, chorus, phaser, flanger, drive, distorção, wah e compressor


Equipamentos como o pedal Mooer Radar também oferecem a possibilidade de incluir os Impulse response no setup, inclusive com a chance de modificar as válvulas, microfones e equalização.


Uma ferramenta e tanto!


Vale lembrar que, além dos IR que vêm nas pedaleiras, é possível também baixar da internet, comprar de marcas como a Celestion, por exemplo.



Guitarristas em geral são obcecados por timbres e essa busca eterna ganhou novos elementos com os Impulse Response.


Se você também quer elevar seu som de guitarra, baixo e até violão a outro patamar, um equipamento com IR merece sua atenção.

Não precisa deixar de usar seu amp favorito, apenas inclua essa alternativa dentro da sua gama de timbres. 




Clique para Ligar
Fale por WhatsApp